Blogs Relacionados

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A importância do Endomarketing

O sucesso das empresas hoje em dia se baseia no empenho de seus funcionários, pensando nisso, mudaram os conceitos de comunicação e relacionamento envolvendo a alta direção e gerência para com os empregados através do Endomarketing (Marketing Interno), que visa a maior satisfação no ambiente de trabalho para melhorar o desempenho na produção e na qualidade dos seus produtos.

O principal objetivo do Endomarketing é eliminar os conflitos e insatisfações, capacitar e incluir envolvimento, comprometimento, valorização e qualificação dos funcionários através de programas motivacionais e de incentivos implementado na empresa. O 5S é um bom exemplo de programa motivacional interno, pois é um método desenvolvido para melhorar a organização no ambiente de trabalho, passando ao funcionário uma sensação mais agradável para buscar seu desempenho máximo. Porém só uma ferramenta não basta, é preciso englobar diversos métodos de gestão e incentivos, sempre atualizando ou até mesmo renovando para buscar a excelência no processo.

Concluindo, o Endomarketing é fundamental para qualquer empresa, ao invés de usar os elementos de marketing para ganhar mercado, ele o faz internamente através de pesquisas internas se consegue fazer uma análise e planejamento para atender as necessidades na linha de produção, pois para ter o máximo rendimento do quadro de funcionários é preciso motivá-lo com um ambiente de trabalho agradável; e para satisfazer o cliente externo é preciso primeiramente agradar o cliente interno que satisfeito com o seu trabalho, além de produzir com qualidade fará uma campanha de propaganda favorável a empresa.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Maslow e sua linha de raciocínio sobre motivação humana

Abraham Maslow, psicólogo formado na Universidade Wisconsin, foi um dos maiores pesquisadores de comportamento motivacional do ser humano de sua época, e foi estudado e questionado por diversos profissionais da área, porém o resultado de suas pesquisas e teorias são utilizadas até hoje. Maslow realizou várias pesquisas estratégicas, analisando as necessidades com constantes atualizações, e ele percebeu que o comportamento humano pode ter vários significados, como por exemplo uma pessoa que frequenta uma determinada religião, poderia fazê-lo por várias razões como, "para evitar o isolamento social", "agradar a Mãe", "para sentir-se membro de um grupo superior" entre outros.

Maslow analisou o comportamento dos funcionários das empresas e julgou como as atitudes emocionais deles não agregava valor. Segundo ele a motivação é apenas uma determinante do comportamento. Assim sendo organizou as necessidades numa hierarquia, dando prioridade as necessidades biológicas para serem realizados primeiro, pois com elas saciadas a motivação nos aspectos emocionais serão mais facilmente alcançadas e foram classificadas da seguinte forma: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de pertença ao amor, necessidades de estima, necessidades de autorrealização, desejos de saber e entender, necessidades estéticas.

A visão de trabalho que Maslow compreendeu com o conceito de sinergia no qual a cooperação recompensa e cria vantagem para os envolvidos.

Concluindo, Maslow  passou a todos a ideia de que o comportamento humano é influenciado por fatores psicológicos que buscam atender as necessidades por meio de diversos fatores, não só apenas de bens materias como casas, carros, etc. Mas também de fatores sociais.